logo-palie-concept

Benefícios da amamentação para a mãe

Todos nós sabemos da importância e dos benefícios da amamentação para o bebê, como a proteção e a nutrição completa que o leite materno oferece. Mas não é apenas o recém-nascido que se beneficia da amamentação; o aleitamento também traz importantes benefícios para a mãe que amamenta. Confira, a seguir, alguns dos benefícios da amamentação para a mãe!

Reduz o risco de câncer de mama e de ovários

Pode parecer exagero, mas um dos benefícios da amamentação para a mãe é que ela ajuda a reduzir os riscos de câncer de mama e de ovários. Isso acontece por dois motivos: a redução de estrogênio e o desenvolvimento das glândulas mamárias.

Durante o período em que amamenta, a mulher tem uma estabilização no nível de estrogênio, que não aumenta. Esse hormônio costuma ser um dos responsáveis por promover o surgimento ou o aumento de tumores nas mamas.

O desenvolvimento das células mamárias ao se especializarem na produção do leite ajuda a eliminar células que poderiam sofrer mutação e desenvolver um câncer de mama.

Por isso, quanto mais tempo a mãe amamenta, menores as chances de desenvolver a doença. 

Fortalece o vínculo afetivo

Outro importante fator entre os benefícios da amamentação para a mãe é o vínculo afetivo que esse processo ajuda a estabelecer. O momento de conexão entre mãe e bebê, de troca de olhares e de carinho, é muito importante para estabelecer uma relação saudável e de proximidade. 

Além disso, quando existe a presença e a participação do pai ou dos familiares próximos, auxiliando no que for necessário, apoiando e participando desse momento tão importante, os benefícios da amamentação para a mãe se tornam ainda mais visíveis. 

Diminui o sangramento após o parto

Por mais natural e bem realizado que um parto seja, ele causa sangramento, que pode ser mais ou menos volumoso, a depender de diferentes fatores. E até mesmo nesse contexto, podemos encontrar um dos benefícios da amamentação para a mãe: amamentar o bebê assim que ele nasce ajuda a prevenir a anemia materna. Isso porque a amamentação diminui o  volume do sangramento após o parto, além de tornar mais rápida a regressão do útero ao tamanho normal. 

Durante a amamentação, sempre que realizada de maneira correta, a mãe produz duas substâncias: a prolactina e a ocitocina. A primeira faz o leite ser produzido, enquanto a segunda libera o leite e faz o útero se contrair, diminuindo também o sangramento. 

É por isso, inclusive, que se faz tão importante colocar o bebê para mamar assim que ele nasce, ainda na sala de parto, a fim de aproveitar melhor esse e outros benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê.

Auxilia perda de peso materno

Amamentar é uma atividade que demanda muita energia do corpo da mãe, o que significa um gasto calórico alto. Há quem compare a amamentação a correr uma maratona, relatando que o cansaço parece ser o mesmo. Portanto, é claro que um dos benefícios da amamentação para a mãe é que ela auxilia na perda de peso depois do parto, possibilitando um retorno mais rápido ao peso de antes da gestação – se a mãe assim o desejar. 

Por isso, é também muito importante que a mãe se alimente corretamente e se mantenha sempre hidratada, tomando bastante líquido e comendo alimentos nutritivos. A alimentação é fator essencial para que o leite possa ser produzido na forma e quantidade adequadas, possibilitando todos esses benefícios da amamentação para a mãe.

É mais econômico e prático

O leite materno é produzido pela mãe, está sempre na temperatura ideal para o bebê, tem todos os nutrientes de que ele precisa durante os 6 primeiros meses e é gratuito. Então, a economia e a praticidade, especialmente em comparação ao consumo de leites e fórmulas comprados, são também benefícios da amamentação para a mãe e para toda a família.

Paula Camargos
Enfermeira Consultora de amamentação.

logo-palie-concept-branca-

horário de atendimento

Segunda a sexta das 9h às 19h.

CONTATO

parceiros