ATENDIMENTOS DERMOESTÉTICOS DA
SÍNDROME MÃO-PÉ
A Síndrome mão-pé (SMP) também conhecida como Eritrodisestesia palmo plantar é um efeito colateral, uma reação cutânea tóxica simultânea à vários tipos de quimioterapia.
Acontece quando pequenas quantidades de droga extravasam pelos capilares sanguíneos presentes nas palmas da mão e plantas dos pés. Como consequência a exposição ao calor e o atrito dessas regiões causam vermelhidão, conhecido com eritema palmo-plantar semelhante a queimadura. Essas áreas afetadas podem se tornar secas apresentar descamação, edema, dormência, formigamento e dor.
A Síndrome mão-pé (SMP), pode ser classificada em 3 graus de severidade podendo levar a perda de função. Por isso a importância de se detectar precocemente, assim como estar atualizado sobre tratamentos e como aliviar os sintomas.
O desenvolvimento da SMP pode levar à interrupção do tratamento do câncer e à redução da dose do quimioterápico, pode ser desconfortável e interferir na capacidade do paciente de realizar atividades normais, entre outros problemas.
Embora as áreas mais comuns sejam pés e mãos, outras partes do corpo, como joelhos e cotovelos também podem ser acometidas por serem mais ressecadas.
O tratamento precoce é indicado, uso de laserterapia e dermocosméticos especializados livres de substâncias tóxicas ao organismo deve ser incentivado e de uso diário.
A melhor indicação para o tratamento está na escolha de uma equipe multidisciplinar para potencialização dos resultados.
Para desenvolvermos uma conduta terapêutica adequada para sua queixa, entre em contato com nossos profissionais especializados.