ATENDIMENTOS DERMOESTÉTICOS EM
RADIODERMITE
São as alterações da pele provocadas pela radioterapia. Tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes para destruir um tumor ou impedir que suas células cancerígenas aumentem.
A radiodermatite causa irritação da pele, de maneira semelhante a queimadura solar, algumas vezes com uma reação descamativa próximo ao final do tratamento. Pacientes mais sensíveis à radiação às vezes podem apresentar reação descamativa úmida, especialmente próximo à axila e em região do sulco infra mamário.
As repercussões cutâneas da radioterapia variam consideravelmente em gravidade, curso e prognóstico, dependendo da dosagem das aplicações da radiação, da região corporal em que é aplicada e da preparação prévia da pele.
Essas alterações cutâneas são classificadas como agudas ou crônicas. A primeira pode ter sequelas graves que afetam a qualidade de vida e o tratamento do câncer, se a apresentação for muito intensa, o tratamento pode ser adiado por algum tempo para que a pele possa se recuperar.
Cuidados especiais devem ser adotados apenas em relação à área de tratamento ou à área do local de saída do feixe de radiação.
Para desenvolvermos uma conduta terapêutica adequada para sua queixa, entre em contato com nossos profissionais especializados.