ATENDIMENTOS DERMOESTÉTICOS DE

ACNE EM TODOS OS GRAUS

Anterior
Próximo

A acne é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa que acomete o folículo pilossebáceo. É uma das dermatoses mais frequentes, atinge cerca de 80% da população jovem, podendo também acometer adultos. Possui grande impacto na qualidade de vida dos acometidos. Se apresenta primeiramente na face, tórax anterior e dorso, áreas com grande concentração de folículos pilossebáceos. 

Conceituada como erupções na pele devido ao excesso de secreção sebácea e o aumento de queratina no folículo pilossebáceo, levando a obstrução dos óstios e a formação de comedões podendo desencadear uma resposta inflamatória.

A causa da patologia é multifatorial, podendo ser motivada por alterações hormonais, com as mudanças naturais do organismo em algumas fases da vida (adolescência e gravidez), quanto por estresse e ingestão de determinados alimentos e medicamentos.

A acne é constituída por um conjunto de lesões, as quais, isoladas ou em conjunto, definem o tipo e a gravidade como: comedões abertos e fechados, pápulas inflamatórias, pústulas, nódulos, cistos, lesões conglobatas e cicatrizes.

 

Grau I – Presença de comedões abertos e ou fechados.

Grau II – Presença de comedões abertos e fechados, pápulas e pústulas.  O quadro tem intensidade variável, desde poucas lesões até numerosas, com inflamação bem intensa.

Grau III – Presença de comedões abertos e fechados, pápulas, pústulas, cistos e nódulos inflamatórios. Devido à ruptura da parede folicular, há reação inflamatória que atinge a profundidade do folículo até o pelo, formando nódulos. 

Grau IV – Constitui uma forma grave de acne, em que ao quadro anterior, associam-se nódulos e cistos, armando abscessos e fístulas. Esta forma, em geral, acomete face, pescoço, faces anterior e posterior do tórax, podendo chegar até a região glútea.

Seu tratamento deve acontecer após uma completa avaliação e contando com o cuidado de uma equipe multidisciplinar. Afinal a causa é multifatorial e precisa de cuidados em diversas áreas da saúde estética. 

Para desenvolvermos uma conduta terapêutica adequada para sua queixa, entre em contato com nossos profissionais especializados.

AGENDE UMA AVALIAÇÃO!